Nona criação da companhia, dentro é um monólogo interpretado por Laura Nielsen, com dramaturgia de Diogo Liberano e direção de Natássia Vello. Nesta criação, uma mulher de 40 anos volta à casa de sua família para um café com suas antepassadas mortas. A partir desse resgate de memórias, ela mergulha num processo de autoconhecimento, questionando suas escolhas e seu lugar no mundo hoje.

Leonor (Laura Nielsen) acolhe o público na mesma sala de estar onde outrora suas antepassadas viveram, serve café aos espectadores ali presentes e mostra a eles algumas fotografias das mulheres de sua família. Pouco a pouco, instaurando um clima de intimidade com os presentes, a protagonista inicia um mergulho em seu passado buscando compreender melhor a sua própria história. dentro apresenta uma reflexão sobre o vínculo – nem sempre visível – entre uma história pessoal e subjetiva e outra mais geral e objetiva, a história oficial dos fatos e acontecimentos culturais, sociais e políticos do Brasil.

 

Laura Nielsen
Fotografias de Diogo Liberano

 

Para compor a narrativa de dentro a atriz Laura Nielsen, a diretora Natássia Vello e a assistente de direção e produtora Clarissa Menezes, fizeram uma vasta pesquisa sobre a história recente do Brasil, mirando os acontecimentos de nosso país pelo ponto de vista da mulher em nossa sociedade. Em paralelo, também compartilharam documentos biográficos de suas famílias numa investigação sobre a ancestralidade. Em parceria com o dramaturgo Diogo Liberano, esses dois temas – ancestralidade e feminino – se misturaram e geraram uma narrativa na qual realidade e ficção estão de mãos dadas.

Durante o processo de criação, reconheceu-se que cada época determina  aquilo que passa a considerar certo ou errado. Porém, ao mirar uma época por uma perspectiva mais vasta e histórica, percebe-se que certo e errado – verdade e mentira – são categorias relativas que estão sempre rendidas pelo momento presente. Ao mergulhar em seu passado e no de suas antepassadas, a protagonista abre questionamentos sobre assuntos que participam da história dessas mulheres, tais como a escravidão, o racismo, a maternidade e a condição de subordinação da mulher em nossa sociedade.

dentro é uma criação produzida de maneira independente pelo Teatro Inominável e dá início às comemorações de 10 anos da companhia.

 

Equipe de Criação

Dramaturgia: Diogo Liberano
Direção: Natássia Vello
Atuação: Laura Nielsen
Pesquisa e Colaboração Dramatúrgica: Clarissa Menezes, Laura Nielsen e Natássia Vello
Assistência de Direção: Clarissa Menezes
Cenário: Elsa Romero
Figurino: Ticiana Passos
Iluminação: Livs Ataíde
Direção Musical: Arthur Braganti e Letícia Novaes
Design Gráfico e Mídias Sociais: Thaís Barros
Registro Fotográfico: Diogo Liberano e Thaís Barros
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues – Aquela que Divulga
Produção Executiva: Clarissa Menezes
Direção de Produção: Clarissa Menezes e Diogo Liberano
Realização: Teatro Inominável

 

Fotos em alta resolução | Programa da temporada de estreia | Release da temporada de estreia

 

© Copyright 2019
Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Diogo Liberano


Facebook Twitter Vimeo Instagram